A Exploração infantil - Modelo de Exercício



Tatiana Nascimento Morais Educação Infantil         CNPJ 07.129.549/0001-20
Ato autorizativo 003/05 PMP e Portaria SEEDUC/SUBEX AUT n°118/10
Estrada Velha de Maricá, Lote 5 - São José do Imbassaí – Maricá        TEL: 2636-8677
História– 5° ano
A EXPLORAÇÃO INFANTIL
            As crianças negras que viviam no Brasil, em épocas passadas, também sofriam com a escravidão. Muitas vezes, elas eram afastadas de seus pais, pois precisavam trabalhar na colheita ou descascavam mandioca ou cuidavam dos animais. Elas não podiam brincar, eram discriminadas e cresciam vendo os seus pais sendo maltratados e explorados. Essa era uma realidade muito dura para qualquer criança.                                     
            Observe o quadro e perceba algumas atividades desenvolvidas pelas crianças negras nas épocas passadas. Elas foram muito exploradas em atividades como:
MENINOS
MENINAS
Levar o lixo à rua
Ajudar na cozinha
Levar recados
Aprender a costurar
Amolar facas
Lavar sapatos
Buscar latas d’água
Cuidar da limpeza da casa
Cuidar dos cavalos
Varrer o quintal
Guiar cegos
Descascar verduras
            Atualmente, ainda exploram o trabalho infantil de forma ilegal. Leia alguns relatos de crianças que sofrem, assumindo responsabilidades que não são delas:
 * “Acordo cedo, tenho que fazer o café dos meus irmãos, dou comida e banho. Depois, levo todos pra escola. Cuido da casa e vou pedir um “trocadinho” no sinal da farmácia. Tenho que ajudar a minha mãe a cuidar da casa.”
* “Vou para o lixão para catar resto de comida que as pessoas deixam. Lá em casa todos  vivem do lixo. Posso até encontrar brinquedos e roupas num dia só. Ás vezes, dá vontade de chorar porque o que eu queria mesmo era uma roupa nova.”

            Mas existe um documento chamado Declaração dos Direitos da Criança em que se reconhecem muitos direitos e necessidades delas. Nele se diz que a criança:

1- Tem direito à educação, à moradia, ao lazer e aos serviços médicos.
2- Não pode ser explorada em trabalhos antes da idade adequada.
3- Não pode ser discriminada pela sua cor da pele ou tipo de cabelo.
4- Tem que ser amada e compreendida.
EXERCÍCIO

1- Como é a sua vida de criança? Escreva uma pequena história sobre você:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário